'>

domingo, 30 de março de 2014

O QUE É NATUROLOGIA?



Naturo o quê?! Essa é uma das perguntas mais freqüentes quando digo que sou formada em Naturologia Aplicada.

A Naturologia é um curso universitário com duração de quatro anos e meio, a formação do profissional naturólogo tem como prioridade proporcionar uma visão de integralidade do ser humano.

O naturólogo compreende em seus princípios, a concepção sistêmica da vida, que se baseia nas inter-relações e interdependência de todos os fenômenos; por isso combina em sua formação diversas visões do indivíduo, desde biológica, como psíquicas, sociais, culturais e espirituais; partindo do pressuposto que saúde ambiental e social interfere diretamente na saúde humana e universal.




As bases filosóficas e práticas são pautadas nas medicinas tradicionais Ayurvédica (indiana), Chinesa e Xamãnica, tendo seus fundamentos voltados ao resgate do ancestral e do sagrado dos nossos atos; vivenciando o auto-conhecimento e as possíveis trocas que há entre o indivíduo e o meio em que ele vive em busca de uma harmonização entre os movimentos dessas naturezas.

O naturólogo estuda práticas e métodos naturais como base de desenvolvimento terapêutico, como: as essências florais de Bach; a geoterapia – utilização da argila; reflexoterapia- pontos reflexos nos pés; arteterapia,; cromoterapia - uso das cores; fitoterapia e aromaterapia – emprego das plantas medicinais no tratamento;  hidroterapia – utilização da água como terapêutica;  musicoterapia; massagens; entre outras terapias.

Na proposta da naturologia, todas essas terapias podem ser utilizadas durante o tratamento. Após uma análise, as técnicas são selecionadas e adaptadas conforme a necessidade específica de cada indivíduo, visando sempre o equilíbrio do ser humano diante do ambiente e da sociedade que ele vive e a melhoria da qualidade de vida que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) diz respeito à percepção do indivíduo e sua posição de vida no contexto cultural e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações.



A relação terapêutica que ocorre na Naturologia é de interagência, por acreditarmos na co-responsabilidade do indivíduo diante da sua própria saúde; o tratamento passa a ser um fenômeno ativo e participativo. Por esse motivo aquele que é atendido pelo Naturólogo é chamado de interagente (aquele que interage).  

Esta relação se dá pelo estabelecimento de uma relação fraterna e genuína entre ambos. Assim sendo, a pessoa cuidada deixa de ser passiva e passa a fazer parte fundamental de seu próprio tratamento, se tornando agente transformador de si mesmo.

O Naturólogo confere muita importância em não estabelecer relações de poder e transmissão de conhecimento unidirecional, buscando, então, um modo dinâmico de se fazer saúde, como também um modo dinâmico de educar, ambos intrinsecamente relacionados



Essa reportagem eu escrevi para o jornal 'A Comarca', na sessão de "Saúde e Bem-Estar" (15.07.11), todas as imagens são telas do mestre Alex Grey.

Nenhum comentário:

Postar um comentário