'>

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Sobre ser DOULA

              Ilustração de Teresa Lucena

Eu tinha me prometido que não colocaria muitas coisas de trabalho aqui, mas como quando amamos o que fazemos não trabalhamos e sim vivenciamos o que nos brilha ‘o zóio’, eu já falei da NATUROLOGIA, já falei da FOTOGRAFIA, agora vou falar de uma outra ‘pira’ minha! Sou DOULA <3

Mas que ‘cazzo’ é isso?

Doula, primeiramente, é a mulher que não trabalha só para ganhar o dinheiro! É impossível você fazer doulagem só por grana! É uma situação que é necessário muita presença de espírito e que os objetivos são totalmente subjetivos, mágicos...numa outra esfera da coisa….

Enfim, mas que ‘cazzo’ é isso?

Doula é a acompanhante da gestante antes, durante  e após o parto! Nos somos formadas pra dar assistência para O CASAL quando um bebê está chegando! A doula é o pingo no i, sabe?

Como naturóloga e arteterapeuta eu acabo fazendo um mix de ensinamentos teóricos, nem sei te dizer ‘qual linha’, ‘qual linguagem’ teórica eu sigo e acredito do fundo do coração que doulagem não se apreeeende apreeeende assim, nasce sabendo mesmo! É instintivo, é delicado, é mágico.

Magia, uma palavra que não se pode deixar fora de texto que fala de NASCIMENTO!!!

GENTEEEEEE ver um bebê nascer é a coisa mais linda e loucaaaaa desse mundo! Rola um ‘tchamm’ um silêncio na hora que aquela cabecinha sai de uma mulher! É um momento tão tão tão emocionante, que até hoje, eu NUNCA consegui ‘ser profissional’ eu choro  TODAS as vezes que vejo uma mulher parindo, uma família nascendo, uma mãe nascendo, um pai, uma vó, um lar, uma criança!

É lindo ver a inserção do pai no parto natural, ele estando ativo, incentivando a mulher, admirando a mulher que vai colocar o fruto de suas sementes no mundo, é lindo de ouvir uma mulher num uivo constante… meio que chamando sua cria pro seu colo, é lindo ver a mulher chamando a LOBA de dentro de si.

Ilustração de Anne Pires
Por mais que cada parto é um parto, existe uma 
essência que é comum em todos eles e como doula posso garantir que é uma das profissões mais deliciosa que existe! Onde posso ver superação, integridade, transformação, o primitivo, o privado, o íntimo, a persistência, o instinto sendo trabalhodo na sua essência, de forma crua e nua, toda vez que faço um parto nasce algo novo em mim.

Para encerrar, gostaria de agradecer todos os casais e todas as gestantes que nos confiam esse momento tão sagrado e lindo!

VIVA AS DOULAAAAAAAS!!!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário