'>

quinta-feira, 17 de abril de 2014

'INHOQUE DE EXXXXXXPINAFRE'

Essa era pra ser uma receita light! ‘Baaaas’ como a filosofia ‘quanto + melhor’ estilo ‘mama’ italiana QUE SOU, funciona....coloquei uns queijos++++! 

Queijo engorda porém… queijo é vida!


(pense no Rick Martin, agora!)
VIVA LA VIDA GORDAAAAA!!!!! :D


‘INHOQUE DE EXXXXXXPINAFRE’




INGREDIENTES:


MASSA:
1 ricota (300gm +-);
Espinafre (folhas); 
2 gemas de ovo;
queijo ralado (o que tiver);
Sal;
Farinha de trigo;
Pimenta do reino*,
Noz moscada*
*opcional

MOLHO:
Gorgonzola (o quanto ‘guentá’!);
Creme de leite - 2 please;
nozes.




COMO FAZER?


MASSA


A primeira coisa que eu fiz foi colocar o espinafre pra dar uma amolecida (cheffs me ajudem com os termos chiques!!!):


Enquanto isso eu fui ‘desmanchando’ a ricota com o garfo, pra ele fica bem separadinho. 







O segundo passo é: se você assim como eu não tem um mixer, bom….. prepara o bracinho e pica bem bem bem bem pequeninho o espinafre! Dica antes de cortar o espinafre, tirar a água dele, pra não virar uma 'papa' na hora de misturar.


Feito isso, misturei em um vasilha a ricota com o espinafre, depois coloquei provolone (porque eu amo), temperei com pimenta do reino (<3) & sal. 





Misture bem ,adicionando o queijo e aos poucos colocando a farinha até ‘dar o ponto’. 


Mas que caspita!!!! Qual é o ponto do ‘dar o ponto’?!!
simples… o que dá pra fazer minhoquinha :D




No meu caso coloquei 3 gemas, já que os ovos eram caipira com gema pequena e também porque tinha muita ricota e espinafre (italiana eu disse...)


Fase final:


Colocar numa panela funda, água é um pouco de azeite de oliva

Coloque um pouco de farinha numa superficie lisa e brinque!!!!

A água TEM QUE estar fervendo ok!? Abaixa o fogo quando começar a ferver e coloca os quadradrinhos na água!
Dica:
coloca poucos!!! Duas ‘minhoquinhas’ por vez mais ou menos :)



                           É mágico!!!!! 

Os que não estiverem prontos afundam e os que estiverem prontos boiam!

Tira com cuidado e uma escumadeira os da superfície; cuidar pra não levar água pra vasilha. Aconselho até tirar da panela e colocar num escorredor de arroz ou macarrão. 


Pronto é isso, vamo pro molho!

MOLHO:

Não não é o mollho mais light, também não é o mais requintado, mas o que buscamos aqui são coisas simples e gostosas, então a idéia é: colocar gorgonzola, o creme de leite, noz moscada e esperar a coisa toda derreter e ficar como uma cara “cadê o pão!fome!’, sabe?
Massa pronta, molho pronto…. montar o prato variando as camadas com massa e molho e na camada final colocar as nozes picadinha, pra dar aquele ‘crek!


PRONTO!!!!!!




Outras opções e dicas:

  • Coloca o molho que você mais gosta!
  • Use queijos bons!
  • Rola grelhar com queijo encima no forno...humm!
  • Utilize outros nuts: pistache, castanha de caju, pará, amendoin.....enfim...todas essas maravilhas do universo!
  • Compartilhe suas idéias aqui!


Essa receita é da minha tia Dotty, comi a primeira vez aqui na cozinha de casa, quando minha madrinha morava aqui.

Hoje, anos depois, moramos meu namoradonoivomarido, três gatos & eu e tento na mesma cozinha reproduzir o meu gnocchi favorito! Gente esse foi o primeiro ‘inhoque’ da minha vida!!!!!

BUON APPETITO!!!!


Um comentário: